domingo, 1 de junho de 2014

Prisma triangular com base triângulo equilátero



    Consideremos o prisma como um sólido geométrico formado pelos seguintes elementos: base, altura, vértices, arestas e faces laterais. 

    Os prismas podem apresentar diversas formas, mas algumas características básicas definem esse sólido geométrico. Como, o número de faces do prisma será exatamente igual ao número de lados do polígono que constitui suas bases (superior e inferior).



      PRISMA TRIANGULAR COM BASE TRIÂNGULO EQUILÁTERO: 


      plan_prisma2.gif (24190 bytes)


fig_11.gif (17553 bytes)




  • Área lateral é composta por 3 retângulos iguais:

            Al= 3 x L x h
      h= altura do prisma
      L=lado do triângulo equilátero


  • Área da base:

            Ab= b x h/ 2
      b=base do triângulo


  • Área total do prisma:

            At= Al + 2 x Ab


  • Volume do prisma:

            V= Ab x h

Desafio:

  Um artista fez uma escultura em forma de prisma triangular, cuja base é um triângulo equilátero, ele gostaria de saber se caso ele precisasse preencher esse prisma com água, qual seria o volume necessário? Sabendo: altura= 169cm ; lado triângulo: 1,3m.






segunda-feira, 5 de maio de 2014

Figuras Geométricas



  • LOSANGO: é todo paralelogramo que possui os seus quatro lados congruentes entre si. A soma de seus ângulos internos é 360º.

  • TRIÂNGULO: é uma figura geométrica formada por três retas que se encontram duas a duas e não passam pelo mesmo ponto, formando três lados e três ângulos.


  • CÍRCULO: é a porção de superfície limitada por uma circunferência.


  • QUADRADO: é uma figura geométrica plana regular em que todos os seus lados e ângulos são iguais (90º cada).


  • RETÂNGULO: é um paralelogramo que possui dois lados paralelos verticalmente e os outros dois paralelos horizontalmente. Possuem os quatro ângulos retos.


  • PARALELOGRAMO: é um polígono que tem os lados paralelos e possuem medidas iguais. O paralelogramo possui duas diagonais que se cruzam no ponto médio e seus ângulos opostos possuem a mesma medida.


  • PENTÁGONO: possui cinco ângulos e cinco lados.


  • TRAPÉZIO: é um quadrilátero que possui dois lados paralelos correspondentes as suas bases, uma maior e outra menor. A soma dos ângulos internos é 360º.










Círculo ou Circunferência?

             
Muitos confundem círculos com circunferência, porém elas são bem diferentes:


   A circunferência é o conjunto de todos os pontos de um plano, que estão a uma mesma distância de um determinado ponto, chamado centro. Essa distância é denominado raio da circunferência.




As fórmulas que usamos para descobrir o comprimento da circunferência são:
   Com base no raio: C = 2 . r.π   A = π. r²
   Com base no diâmetro: C = d.π
 *Raio é a metade do diâmetro. 
  
   Círculo é a porção de superfície limitada por uma circunferência.




Para descobrir a área de um círculo, usamos:
      A = π. r²


Com bases nessas informações, resolva o desafio:

1) Fernanda tem em sua casa um quintal circular de 10m de raio e ela quer que este ambiente seja revestido com lajotas coloridas quadradas com 40cm de lado. Determine o número de lajotas que serão utilizadas para revestir o quintal de Dona Fernanda?(Dado: pi= 3,14)



domingo, 27 de abril de 2014

Importância da circunferência

A circunferência possui características não comumente encontradas em outras figuras planas, como o fato de ser a única figura plana que pode ser rodada em torno de um ponto sem modificar sua posição aparente. É também a única figura que é simétrica em relação a um número infinito de eixos de simetria. A circunferência é importante em praticamente todas as áreas do conhecimento como nas Engenharias, Matemática, Física, Quimica, Biologia, Arquitetura, Astronomia, Artes e também é muito utilizado na indústria e bastante utilizada nas residências das pessoas.
Veja alguns exemplos: